Ondas da Foz do Rio Doce têm direitos garantidos com aprovação de PL

Ecossistema da região possui singularidades que devem ser preservadas, de acordo com projeto aprovado

18 de junho de 2024 às 00h00.

A região da Foz do Rio Doce, que abarca as comunidades de Regência e Povoação, possui uma singularidade que deve ser preservada. Principalmente as ondas do mar de Regência, que destacam o distrito como referência nacional na prática do surf.

Com o desastre-crime do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana – MG, em 2015, toda a região sofreu alterações ambientais, sociais e econômicas, inclusive as ondas de Regência que diminuíram sua potência. De acordo com o vereador Messias Caliman, residente na comunidade e praticante do surf, os rejeitos “trouxeram uma lama que formou tipo uma laje no oceano, o que fez diminuir as ondas”, disse durante a discussão do Projeto de Lei nº 5938/2023, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (17/06).

O projeto, de autoria do Prof. Antônio Cesar, institui os direitos das ondas da Foz do Rio Doce como forma de garantir que o ecossistema da região seja preservado por meio do reconhecimento dos seus direitos, a partir de políticas públicas que incentivem tal atitude no Poder Público e na sociedade civil. É proposta a criação de um Comitê deliberativo que fará um relatório anual sobre a saúde e o estado das ondas e um planejamento das ações efetivas.

Projetos aprovados

Outros três projetos foram aprovados na Sessão. O de nº 4017/2024, de Alysson Reis, declara ser de utilidade pública o Instituto Cultural e Esportivo Força Jovem, um instituo que realiza ações com crianças e adolescentes do município de Linhares por meio do esporte, principalmente com aquelas vindas de famílias de vulnerabilidade social, a fim de promover seu desenvolvimento pessoal e social.

Dois projetos do Poder Executivo também foram aprovados: o de nº 3912/2024, que altera a Lei Municipal nº 3835/2019; e o de nº 4264/2024, que autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 576.000,00 em favor do Fundo Municipal de Saúde.

Moção de aplausos

O vereador Johnatam Maravilha entregou certificado de moção de aplausos aos integrantes da equipe Hyoku – F1 in Schools do Sesi Linhares, um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1. Os jovens participaram do campeonato em Vitória, Brasília e, agora, vão competir em Abu Dhabi. A moção é o reconhecimento do vereador à conquista dos títulos pelos jovens na área de tecnologia e empreendedorismo que o projeto proporciona.

Audiência Pública LDO 2025

Nesta quarta-feira (19/06), a partir das 15 horas, a Comissão de Finanças da CML convida todos para participar da audiência pública que vai apresentar o projeto de Lei nº 4216/2024 que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2025. A reunião vai expor o parecer prévio de admissibilidade do projeto pela Comissão e, após, estará em pauta durante três Sessões Ordinárias para recebimento de emendas.

Veja fotos da Sessão.

Assista à Sessão na íntegra.